Skip to content

Outras paragens

Costumo também parar por aqui, de vez em quando.

Facebook

Docs.com

O Facebook serve para quê?

  1. Bom, para comunicar com amigos e amigas! Quem disser o contrário não sabe do que está a falar. Claro que tenho “amigos” no Facebook que nunca vi, como toda a gente, mas por outro lado encontrei amigos e amigas que não via há décadas, alguns/algumas remontando à minha mais tenra infância.
  2. Para ficar a par de notícias, novidades, o que se queira. Claro, já estou a ouvir: é assim que se propagam as “fake news”, é a morte do jornalismo, deixa de haver intermediação por profissionais, etc. (se a voz que estão a ouvir vos parece a do Pacheco Pereira, ou do Miguel Sousa Tavares, ou da Clara Ferreira Alves, não se enganaram, é mesmo de um deles, ou de um primo). Pois, mas não tem de ser assim, e esses luditas modernos melhor fariam se, usando a sua presença nos media, separassem o trigo do joio, contribuindo para divulgar as utilizações positivas das redes sociais. Sim, sites “noticiosos “anónimos” de que ninguém conhece o responsável não são credíveis, mas também lá estão “os outros”.
  3. Para cada utilizador dar largas às suas opiniões, humores, amores, desamores, o que lhe der na gana. Certo, o anonimato é um problema, e as caixas de comentários por vezes parecem um concurso de “vamos ver quem consegue ser o mais idiota”, mas há sempre um preço a pagar. Se fosse possível exigir o fim do anonimato, o problema ficava grandemente diminuído, mas não vejo como.
  4. Para partilhar coisas de outros, caso em que é de bom tom mencionar a origem, mesmo que a partilha seja acompanhada de algum comentário nosso (como eu muitas vezes faço).

O Docs.com serve para quê?

O Docs.com é uma plataforma da Microsoft, funcionando em conjunto com o OneDrive e o Sway (e o Office, já agora), para publicar documentos na net. Utilizo-a (para já de forma incipiente, mas tenho outros planos) para pequenos textos, quase só para circulação familiar, mas também para alguns que partilho no Facebook. Em resumo, textos cuja extensão ultrapassa o normal de um post de um blog, e por maioria de razão, de uma entrada do Facebook.

CORRECÇÃO: A partir de 15 de dezembro de 2017 a Microsoft vai descontinuar a Docs.com, por isso…

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: