Saltar para o conteúdo

Elogio de Constança

2017/10/21

Para que não se esqueçam as pequenas ignomínias, as encomendas, e todos aqueles que agora se babam com as imagens de exibição despudorada da dor alheia, daqueles que sofreram mas sobreviveram às tragédias.
Não havia já um consenso de que essa dor devia ser respeitada, que só nos tablóides se esperaria vê-la?

Se fosse o Correio da Manhã ou a Judite de Sousa a publicar as fotos destes cidadãos, em sofrimento, muita gente criticaria, e bem, por se estar a mostrar ao mundo aquilo que de mais íntimo existe numa pessoa, aquilo que lhe vem do mais fundo do seu ser, e que com certeza apenas partilhariam com os seus mais próximos (e por vezes nem com estes).

Mas, pelos vistos, para o cidadão Marcelo, a bússola moral é diferente. E o nacional-bacoquismo até faz com que a maior parte das notícias em que estas fotos aparecem sejam intituladas de “as fotos de Marcelo que apareceram na Time“. Se fosse no Daily Mirror, seria diferente?

VAI E VEM

Constança Urbano de Sousa foi arrasada pela direita, por jornalistas e comentadores, acusada de incompetência e de fragilidade quando perante a tragédia de Pedrógão chorou no terreno e se emocionou na comissão parlamentar ao dizer  a deputados agressivos e mal educados, que aquele dia de Junho tinha sido o pior da sua vida.

A Constança não foi permitido chorar nem  estar triste porque isso era fragilidade. Só nos machos as lágrimas e a emoção são qualidades. Numa mulher são defeito. Mas, contradição reveladora: os mesmos que queriam Constança durona e fria queriam Costa chorão e meiguinho. Esquecem-se, esses, que nem sempre quem chora é quem mais sofre e sente o sofrimento próprio e alheio. E que há quem chore de alegria.

Constança não possuía os truques que o discurso político consagrou, não falava por soundbites e parecia sempre humilde e compreensiva mesmo quando a criticavam. Podia lá ser, uma  mulher com…

View original post mais 169 palavras

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: