Skip to content

É a Guerra

2016/02/9

Fico descansado quando as finanças inspeccionam, a alfândega, a ASAE, etc. igualmente. Tudo isso é para nosso bem: para que sejam pagos os impostos devidos, e não haja fugas, para que haja segurança alimentar, etc.
Mas também sei que tudo isso pode ser feito de uma forma civilizada, sem aparatos policiais-militares que lembram situações de crise político-militar, sem tratar os cidadãos comuns, os contribuintes, os comerciantes, os trabalhadores, com desconfiança, como potenciais criminosos, como se lhes competisse provar a sua “inocência” de qualquer virtual crime, a descobrir oportunamente.

Raquel Varela

Um exército invadiu o meu bairro a semana passada. Um pequeno bairro histórico onde todos nos conhecemos e onde os meus filhos quando vão comer um gelado no jardim os donos do restaurante ligam-me a dizer «Raquel, hoje podem?». Depois eu passo lá a pagar. No jardim onde o senhor da retrosaria recolhe o skate que eles deixaram na rua. Onde na praça me arranjam os legumes, cortam as castanhas, encomendam hortelã da ribeira. O aparato era impressionante, por momentos pensei que a dezena de banqueiros presos em Portugal tinha feito uma evasão espectacular, ou que os líderes do Estado Islâmico estavam aqui refugiados. Afinal o assunto era ainda mais grave. 20 homens, incluindo 10 polícias armados, inspectores das finanças, da alfândega, da ASAE, entraram na pastelaria do jardim exigindo «que os bolos tivessem uma etiqueta», que a pequena padaria caseira, com 3 metros por 2, tivesse um plástico em…

View original post mais 109 palavras

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: