Skip to content

Há 40 anos, o 11 de Setembro esquecido

2013/09/11

allende_73.09.11

Em 11 de Setembro de 1973, militares chilenos comandados pelo sinistro general Pinochet levaram a cabo o sanguinário golpe de Estado contra o governo legítimo do Presidente Salvador Allende, eleito democraticamente em 1970. Esse golpe, que provocou milhares de mortos,  fez dezenas de milhares de presos e condenou outros tantos chilenos ao exílio por décadas, sabe-se hoje que contou com o apoio activo da CIA e da embaixada dos EUA em Santiago do Chile.

Mas a sabotagem ao governo de Allende começara ainda antes da sua tomada de posse, pelo receio do exemplo que poderia dar ao resto do continente. Não se tratava de Cuba, onde o governo resultara de uma revolução violenta.

No Chile não apenas o governo de Allende resultara de eleições, como a lei e a Constituição chilenas estavam a ser respeitadas. O próprio Allende recusara os apelos de partidos esquerdistas para se armarem os operários e camponeses.

A primeira medida que os EUA tomaram foi lançar no mercado as suas reservas de cobre, baixando assim os preços nos mercados internacionais e dificultando as reformas sociais do novo governo.

Seguiram-se inúmeros actos de boicote através de grupos de extrema direita por si financiados, como o Patria y Libertad.

Poucos dias antes do golpe, ainda Allende definia assim o Chile:

“Um país no qual a vida pública está organizada por instituições civis, as quais se apoiam em Forças Armadas com um elevado grau de formação profissional e permeadas de profundo espírito democrático; um país de quase dez milhões de habitantes que produziu dois portadores do prêmio Nobel de Literatura dentro de uma única geração, Gabriela Mistral e Pablo Neruda, ambos filhos de simples trabalhadores”.

A única reforma que o pediatra Salvador Allende conseguiu levar até ao fim foi que todas as crianças chilenas recebessem gratuitamente meio litro de leite até completarem oito anos de idade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: