Skip to content

Na morte de Osama Bin Laden

2011/05/2

Barak Obama anunciou nesta madrugada que uma operação conjunta do exército e da CIA tinha encurralado o líder da al-Qaeda na residência onde este se encontrava com parte da família e alguns colaboradores (não no entanto dos mais conhecidos) e, tendo havido resistência, Bin Laden teria sido morto.

Este acontecimento despertou um compreensível contentamento, em particular nos Estados Unidos, onde as pessoas saíram para a rua a festejar, apesar de já terem passado quase 10 anos sobre os acontecimentos de Setembro de 2001. Algumas pessoas acharão que finalmente conseguirão alguma paz de espírito, outras que conseguiram vingar-se. Obama disse que foi feita justiça. Podemos argumentar que tudo isto seria mais forte se Bin Laden fosse feito prisioneiro e levado a tribunal, mas também sabemos que nem sempre isso é possível, como neste caso em que a resistência levou à sua morte.

No entanto, a importância da morte de Bin Laden fica-se exactamente aí, no plano simbólico. No plano da luta anti-terrorista, não me parece que “tenhamos acordado num mundo mais seguro”, como dizem as rádios e os jornais que vou ouvindo.

Outra expressão que ouvi hoje de manhã de um especialista em “segurança e luta anti-terrorista” (General Garcia Leandro) foi de espanto por se ter demorado quase 10 anos a apanhar Bin Laden. O que a mim me espanta é a falta de capacidade auto-crítica: Iraque! Se em vez de se meterem na aventura iraquiana, que (ditador e petróleo à parte) não representava nenhuma ameaça, antes pelo contrário, era um travão à al-Qaeda, onde esbanjaram recursos, homens e mulheres e criaram novos campos de recrutamento terrorista, e os aplicassem no Af-Pak (Afganistão-Paquistão), talvez obtivessem resultados mais rápido.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: