Skip to content

Dos benefícios da crise financeira

2008/02/13

Foi necessária a crise financeira desencadeada pelos subprime, créditos hipotecários de risco elevado transmutados em produtos financeiros e lançados nos mercados de capitais, para se começar a dar, nos meios de comunicação dominantes, alguma atenção a teorias, opiniões e ideias económicas até aqui convenientemente arrumadas na cave que o predomínio do pensamento único, o chamado Consenso de Washington, lhes reservara. Não que essas ideias tivessem desaparecido, ou atirado a toalha ao chão. Simplesmente, a cavalgada aparentemente imparável da globalização selvagem e a conversão oportunista ao neoliberalismo daqueles que, no plano político, as deviam defender e aplicar, não lhes deixaram qualquer espaço de manobra.

Como se poderá constatar lendo os principais órgãos de comunicação internacionais, essa situação começa a mudar.

Sobre pontos de vista alternativos no plano nacional, entre outros, realço dois blogs: o Ladrões de Bicicletas e o Visto da Economia.

Nem de propósito, na edição de hoje do Jornal de Negócios Online, pode-se ler um artigo de Thomas Palley com o título Acabar com o monopólio neoclássico em economia, que dá uma boa panorâmica da evolução recente da controvérsia económica em curso, a partir do último livro de Dani Rodrik. É no entanto limitado, na minha opinião, ao não referir, nem de passagem, os mais recentes desenvolvimentos neokeynesianos.

Já agora, é de aproveitar e ler o excelente artigo de Helena Garrido, Rebanhos e pastores, sobre a desregulação e os comportamentos de pânico nas bolsas, que fazem as vezes da borboleta a esvoaçar em Pequim.

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: