Skip to content

Sim, pela vida

2007/02/9

Estamos no último dia de campanha para o referendo sobre o aborto, e o autor deste blog faz questão de vir aqui declarar que vai responder Sim à pergunta formulada. Não que a decisão só agora tenha sido tomada, ou que esta modesta declaração possa de qualquer modo influenciar quem quer que seja a responder da mesma forma.

E responder àquela pergunta, nos estritos termos em que é formulada, é o que se fará no domingo.

Não vamos dizer se gostamos ou não do aborto (não conheço ninguém que goste, penso que ninguém gosta, mesmo aqueles ou aquelas que ganham dinheiro com a clandestinidade para que são empurradas as mulheres que desejam abortar). O aborto é sempre uma violência, e sim, põe fim a um projecto de vida, e não vou divagar sobre a questão de ser ou não um ser humano: é resposta para cientistas, e estes não têm uma resposta acabada que agrade a todos. As respostas religiosas não me interessam.

Também não vamos dizer se somos ou não “pela vida”, como hipocritamente tentam fazer crer algumas correntes que defendem o não à pergunta do referendo. Com que direito se arrogam o epíteto de “defensores da vida”, implicitamente catalogando os defensores do sim como sendo “contra a vida”?

É claro que vou responder sim assumindo muita coisa que não está na pergunta (nem poderia estar): que haverá aconselhamento e acompanhamento da mulher que deseja abortar, que a intervenção seja comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, que sejam implementadas estruturas funcionais de planeamento familiar, de educação sexual dos jovens, de utilização de meios contraceptivos seguros e testados. Ou seja, muita coisa que alguns defensores do não propõem por alturas do referendo (deste como do anterior), para logo a seguir ou esquecerem ou boicotarem a sua aplicação.

powered by performancing firefox

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: