Skip to content

Para melhor compreender o Iraque

2007/02/2

Uma entervista da Democracy Now! a Barry Lando, autor de “Web of Deceit: The History of Western Complicity in Iraq, From Churchill to Kennedy to George W. Bush” e ex-produtor de investigação do programa “60 Minutes” da CBS (e que é retransmitido em Portugal pela SIC-Notícias).

Democracy Now! | Barry Lando on “The History of Western Complicity in Iraq, From Churchill to Kennedy to George W. Bush”

Trata-se de uma emissão radiofónica (cujo podcast pode ser encontrado no mesmo endereço), mas de que é apresentada uma transcrição.

Entre outras coisas, pode-se ficar a saber porque é que Saddam Hussein foi executado antes de terem lugar os julgamentos das maiores atrocidades cometidas pelo seu regime, mas também um resumo da história da constituição do Iraque, após a 1ª Guerra Mundial (não é referido, mas muitos podem ligar essa história ao “Lawrence of Arabia” – está lá quase tudo), entre os despojos do Império Otomano, até à ascensão do Partido Baas, e depois do próprio Saddam, sempre com as potências ocidentais a mexer os cordelinhos. Um ponto de vista, mas um ponto de vista cada vez mais consensual.

powered by performancing firefox

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: