Skip to content

Ainda sobre os libertários e a esquerda

2006/05/26

A propósito do meu post anterior, aconselho a leitura de Defining Libertarianism, no blog the view from below, assim como o artigo nele comentado, The Left and Libertarianism: A Historical Overview, no website Daily Kos.

Trata-se de lançar alguma luz sobre a relação entre os libertários e a esquerda. Trata-se de um campo em que os conceitos são obscurecidos pelo nome que se lhes dá: liberal (a esquerda no sentido americano de liberal, ou a direita que JC Espada e José Manuel Fernandes procuram representar em Portugal), libertário (de esquerda na tradição anarquista, ou proudhoniana, ou de direita no caso extremo de algumas milícias americanas), já para não falar de esquerda e direita tout court.

O artigo do Daily Kos lança alguma luz sobre a génese do termo libertário, entre os anarquistas e socialistas europeus que se opunham a Marx, e a evolução dos libertários de direita e de esquerda nos Estados Unidos, assim como das suas relações com os liberais-económicos e os liberais-sociais.

Trata-se é claro de uma visão americana, mas convém que os periféricos (nós todos) saibam do que se fala no Império quando se designa esta ou aquela corrente…

Technorati Tags: , ,

powered by performancing firefox

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: